segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Copo menstrual (ATENÇÃO: Post com bolinha vermelha um pouco por ele todo! Os mais sensíveis que passem à frente p.f.)



Bom dia caras leitoras e leitores que sejam abertos a estas questões femininas e pretendam esclarecer as vossas companheiras de vida ou amigas.

Decidi publicar este post acerca da minha (ainda curta) experiência com o copo menstrual para esclarecer quem já pensou utilizar este método alternativo e, mesmo lendo o panfleto das diferentes marcas disponíveis no nosso país (MeLuna, Lunette e por aí em diante...) não ficou suficientemente esclarecida quanto aos aspectos práticos da sua utilização.

Até ir a um congresso em que no "Espaço-empresa" ouvi uma apresentação da marca MeLuna, apenas tinha visto umas imagens pela net e lido umas informações muito vagas sobre o assunto.
Peço desculpa às outras marcas, mas foi desta que recebi a informação e é apenas sobre a MeLuna que me vou pronunciar [Se é um post pago? Claro que não! (Antes fosse... :P)].

Antes de mais, concordo em absoluto com os slogans das marcas que afirmam que o copo menstrual é, neste momento, a alternativa mais económica, ecológica, saudável, higiénica e simples para a recolha do período menstrual.

Relativamente à forma de introdução:

- Em primeiro lugar, desinfectei o copo em água a ferver, como diz nas instruções - Depois sequei bem e dobrei em C - Só apliquei o copo quando comecei a ter fluxo que o justificasse para também me custar menos a introduzir... - Continuando, dobrei em C, com a curva do C virada para baixo / posterior
- Introduzi primeiro pela curva do C e depois por aí adiante com a mão direita (dominante)
- Com a esquerda fui afastando os pequenos lábios para ajudar a deslizar o copo - Depois de estar todo introduzido, empurrei ligeiramente para cima com o indicador, de modo a que a pega também ficasse no interior da vagina - Posteriormente, passei o indicador pela superfície do copo para confirmar se tinha readquirido a forma correta após estar na vagina.


Quanto ao período de utilização:

- Por uma questão de segurança, utilizei, tal como fazia com os tampões, um pensinho diário e ainda bem, porque vazaram umas pinguinhas - Só depois percebi que é importante, após a introdução, fazer ligeira pressão com o dedo no copo, para assegurar o vácuo (se repararem, o copo tem um buraquinho que permite fazer esse vácuo) - O tempo que aguenta até começar a passar para o penso é exatamente o mesmo que aguenta o tampão ou talvez mais um bocadinho... - Logo, o tempo para tirar e voltar a pôr é o mesmo do tampão. Mas com o tempo e à-vontade, talvez consigam deixar mais horas sem qualquer risco como no caso dos tampões.


Para retirar/ reintroduzir:
- Volta-se a fazer um ligeira pressão com o dedo indicador no copo, para desfazer o vácuo - Depois, muito devagar, começa-se a puxar pela pega - Senti-me mais segura estando sentada na sanita porque às vezes sai de repente e cai logo sangue que pode sujar - A quantidade de fluxo menstrual é exatamente aquela que imaginava que o tampão retesse, sem a impressão de que o tampão pode estar a fazer "de rolha" e não deixar sair logo o que tem de sair (não sei se vocês também têm essa ideia...) - Depois lava-se bem com água e sabão, seca-se com a toalha e verifica-se se o buraquinho está desimpedido (uma vez precisei soprar para sair uma bolinha de água), para se poder fazer o vácuo corretamente - E volta-se a introduzir da mesma forma, depois de limpar e secar bem a vulva



Nota: É super importante comprarem não só o tamanho adequado (consoante a quantidade de fluxo e altura da mulher), como a maleabilidade ajustada à vossa condição (ex: para jovens, depois de serem mães ou para quem faz desporto). Quanto às pegas, penso que não fará grande diferença.
Ex: Como faço desporto e tenho um fluxo e altura médias, comprei M Sport, logo assim, sem medo! :P

Tentei procurar uma tabela adequado no Google mas nenhuma me pareceu suficientemente simples e esclarecedora.


Os copos menstruais MeLuna podem ser adquiridos na Wells do Continente.
Easy like a Sunday morning!... ;)



Para mais informações, não hesitem em contactar-me via e-mail: bastaumnome@gmail.com.

Sem comentários: