segunda-feira, 30 de março de 2015

Saber agraceder e viver em paz

Hoje consegui pôr a leitura em dia.
Enquanto estava na oficina, à espera da mudança do óleo do carro, li mais um capítulo do meu 2.º livro do ano (aquele que já era para ter sido lido em Fevereiro... :P) e, quando cheguei a casa, pude, com calma, passar os olhos pelos meus blogs favoritos. Já não era sem tempo...

Também já não era sem tempo que vinha aqui, dar um pouco de atenção este meu cantinho. Pelo que saíram 2 posts hoje, em vez de um.

Pelo meio destes dias tão ocupados, alegres, cansativos, tristes e stressantes, tinha que parar um bocadinho e partilhar esta frase que li no blog Pés no Sofá - a minha última aquisição para a lista de blogs favoritos (muito obrigada Sílvia, pela sugestão!) - a propósito da tragédia da semana passada:

"When the world ends we will all be gone, so we should just live in peace"

(É como diz a Maria João, o blog só me tem trazido coisas boas! Ideias, pensamentos, pessoas. É mesmo.)

Vai daí, fez-se luz no meu mini-cérebro (é um nome carinhoso que gosto de chamar àquilo que me permite pensar): realmente, independentemente dos obstáculos que a vida nos ponha à frente, mesmo que sejam muros altos e com arame farpado, há que continuar a lutar e saber agradecer pela nossa família, por quem está ao nosso lado, pelos nossos amigos, por todas aquelas pessoas que nos marcam, nos ensinam, nos oferecem um degrau para ser mais fácil saltar o muro.

Nos últimos dias, para além de mim, tenho convivido com muita gente triste ou irritada. Parece que anda tudo com os nervos à flor da pele e a precisar de férias.
Pessoas chateadas com alguém, com o trabalho ou "simplesmente" com a vida.

Vale a pena? Vale a pena martirizarmo-nos com o que a vida nos traz de mau, com as dificuldades que nos impõe, com merdices que, vamos a ver, e não interessam realmente nadinha a ninguém?
Ou será melhor procurar o lado bom das coisas? Parar e recomeçar de novo. Analisar o que se passa conosco ou à nossa volta sobre outra perspectiva.
Devemos deixarmo-nos chorar ou sorrir perante as pequenas coisas boas que acontecem? 


Sim porque, elas continuam a acontecer. Nós é temos tendência a andar distraídos...

Saber agradecer o bom que temos nesta vida, esquecer mágoas, rancores, stresszinhos de nada, por nadas do dia-a-dia sem jeito nenhum, viver em paz, conosco (primeiro) e também com os outros. Deixarmos neles marcas, daquilo que temos, 
fazemos e somos de bom, enquanto por aqui andamos.


Por isso, deixo as referências às pessoas que me inspiraram a escrever isto e obrigada a todos os outros que fazem dos meus dias, dias bons!!
Sem querer, voltei a ser a otimista que sou na maior parte do tempo e, antes do almoço, em vez de ficar agarrada ao computador a adiantar trabalho sob stresse, pus a música alto e comecei a dançar feita maluquinha! (não adianta dizer que
 isso me deixou toda contente, mas cheia de vertigens, rai's ma partam!... ;)
Enfim...
Muito obrigada pessoas boas!



Ficam estas notas. Para quem as ler e, sobretudo, para mim.
Uma semana de paz e otimismo para todos!


1 comentário:

Sofia disse...

tens é de corrigir o título