sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Um passeio à procura da Primavera e de pequenos pormenores nesta pequena cidade: a linda


Não era isto que tinha planeado para hoje (eu e a minha mania de lindos e imensos planos seja a curto, médio ou longo prazo...).
Pensei aproveitar a folga para dormir mais um bocadinho, tentar cumprir a minha-espécie-de-desafio para 2015 de ler um livro por mês (ainda nem a 1/4 do livro vou e amanhã já acaba Fevereiro, não é?... :P) e ficar por casa a descansar e preparar-me para as duas noites de serviço seguidas que aí vêm.


Afinal de contas, desde as 7 da matina que não preguei mais olho, o cérebro a funcionar a mil, só a pensar no que se está a passar hoje de manhã no serviço (logo hoje que pedi troca para ficar em casa descansada!). Acabei por me deixar ficar na cama, agarrada ao telemóvel, a atualizar-me na leitura dos posts recentes dos blogs que sigo.

E depois de ler, finalmente (!), o post da Ana e os comentários que lhe deixaram, reparei que estava sol lá fora e os meus planos tinham que ser obrigatoriamente alterados. Não podia deixar de fazer algo por mim, dar-me tempo para fazer mais do que ler e viajar para um mundo imaginado. Tinha que aproveitar para fazer aquilo que tinha pensado há uns dias, depois de um passeio por cá com a M., logo que tivesse mais disponível num dia de sol: sair de casa com a máquina fotográfica a tiracolo para fotografar alguns dos pequenos pormenores desta cidade e ir à procura dos primeiros sinais da Primavera, a minha estação do ano favorita. Sair à rua. Ver a realidade. Apanhar ar e sol!  ;)

Levantei-me, fiz algumas tarefas domésticas para deixar o ambiente cá em casa mais agradável (por muito que me custem, às vezes, as arrumações, não consigo viver no caos, altera-me o equilíbrio, o mental, que o físico ainda não anda lá muito seguro...) e só depois tomei o pequeno-almoço, nas calmas.


E saí. Mesmo com umas nuvens já a pairar aqui em cima.
Uns segundos depois de estar na rua, ouço um "bom dia, como está?" vindo de um senhor idoso que mora aqui ao lado mas que não me conhece. Fez-me logo sorrir e pensar que tinha tomado a melhor decisão ao deixar o sofá.
Minutos mais tarde, passa por mim um casal. O senhor vê-me a usar a máquina e fica a olhar na direção para onde apontei a objetiva. Como eu, já teria passado ali milhentas vezes, sem reparar com atenção no portão enferrujado. Perguntou-me o que estava a fotografar e disse "muito bem, com a árvore atrás vai ficar uma fotografia muito bonita".


Senti-me uma autêntica turista na minha cidade  ;)


As fotos são um pouco mais que o habitual mas, rapidamente, lhes dão uma vista de olhos.
E aqui estão:













O parque da Alta Vila está muito diferente da altura em que andava na pré e fazíamos lá os nossos passeios e festinhas de final de ano. Caíram imensas árvores no temporal de Janeiro de 2013 (teve direito a nome e tudo - Gong - o que eu aprendo...). Já não existem pássaros nas gaiolas, nem se ouvem as poupas (não me esqueço do típico "cuqueruuu"...). Os muros foram postos abaixo e construíram um edifício novo, com uma arquitetura totalmente desenquadrada do resto do parque. Parece agora um parque bem mais pequenino... Mas, ainda assim, a Alta Vila mantém alguma da sua magia. Isso, ou então são as minhas memórias que me fazem continuar a gostar muito daquele sítio...

A tal foto do portão, que não ficou nadinha de jeito, mas tudo bem, deixo-a aqui.



Uma casa antiga, giríssima, a ser restaurada. Espero que o façam mesmo bem.






Os pneus coloridos, nas hortas urbanas.
E a cultura agrícola na "caixa de correio" das hortas. Ou não estivessem elas ao lado da biblioteca municipal.







Já vos tinha dito que adoro magnólias brancas? (Nota-se, não é?...)
São tão lindas! E só agora percebi que são das primeiras árvores a florir, para chamar a Primavera. ;)


2 comentários:

Ana Burmester Baptista disse...

Eu também gosto de tirar uma sexta feira de vez em quando. Mandar a família para a escola e emprego e ficar com a casa só para mim. Não descanso enquanto não está tudo no sitio, mas depois de perder meia hora (sou organizada a esse ponto, caramba!, todos os dias perco meia hora a pôr tudo no sitio), ter a minha vida só para mim durante umas horas é uma delicia.
As fotos estão girissimas - mesmo a do portão. acho que tomaste a decisão acertada! Beijinhos!!

Dani disse...

Fazer turnos não tem só desvantagens (estou agora a acabar a primeira de duas noites de trabalho seguidas e já sei que vou ficar de rastos no fim disto...), tem a vantagem de eu ter, quase todas as semanas, umas horas sozinha, só para mim.
Gostei de me sentir uma turista por cá. E ainda mais de ver que as pessoas desta cidade são tão acolhedoras com alguém de "fora". ;)

Obrigada! Sou uma fotógrafa de trazer por casa, mas divirto-me a tentar que as fotos fiquem interessantes.