sexta-feira, 27 de abril de 2018

Uma meia, ainda é uma meia...


E não um São Silvestrezinho com 10kms para esticar as pernas...

Bocas para quem fez a prova em estafetas (11+10, meninos!!! :P) à parte, já vos conto a minha primeira experiência em provas de estrada.

Quase em cima da hora, ainda convenci o A. a participar também na Meia Maratona da Ria Aveiro.
O S. ficou com os avós que, por muito que eu publicitasse o evento, não foram grande claque... :S
Só os vimos no fim, depois de uma chamada para os localizar e, claro está, que nem sequer ao pé da meta estavam, mas uns bons metros à frente (ainda não foi desta que tive oportunidade de passar a meta com o puto ao colo como nos filmes, enfim :P)

Pelas pouquíssimas informações disponibilizadas na página do FB e regulamento escrito às 3 pancadas percebi que a organização era pró simplex e assim se confirmou.

Quando chegamos havia mais massagistas que atletas. Se calhar fomos muito cedo... Mas na via das dúvidas, há que dar tempo para levantar kits, preparar o chip, empurrar um snickers e ir 3 vezes fazer xixi :D
Afinal tinha de aproveitar o WC limpo e livre, coisa rara as provas de trail. É só mulherio!

Na partida, ainda estavam umas 200/300 pessoas. Not bad!
Supostamente íamos ter uns corredores com balões de marca-tempo (voaram todos! ;) para nos guiar ao longo da prova. Ok, vamos lá ver se consigo ficar à frente do balão da 1:50h...

O percurso era quase todo conhecido por mim, e porreiro. Só estava com receio do calor. Mas como há vários pontos de água, tá-se bem. Ou não...

Achei eu que ía haver mais gente na rua a ver-nos passar mas ainda tavam a dormir para aproveitar o feriado. Gente inteligente. Os poucos que estavam a ver, só estavam mesmo a ver, bater umas palminhas para puxar pelo pessoal tá quieto! Eu tentei, juro :P


Ainda assim, gostei de passar mesmo no centro de Aveiro e ver mais malta a aplaudir. Foi o suficiente para me animar e continuar a acreditar que afinal as provas de estrada têm imenso público como eu imaginava.

Fui seguindo a bom ritmo e aos 7 kms juntei-me a um grupo de homens e lá fomos conversando na medida do possível que sempre ajuda a passar o tempo (esqueci-me do mp3 e uma miúda tem de se distrair com qualquer coisa :P)


À boleia do grupo onde ia (malta fixe que faz trails) lá fui mantendo o ritmo, tentando esquecer que já íamos com 10kms ao sol e sem água e ainda passei umas meninas.

No ponto de água, peguei na garrafa e segui a tentar beber enquanto corria, mas não dava grande jeito e nem me sentia bem com a garrafa na mão, atira pro chão e siga.

Lá continuamos nós a 5:00/km e o sol a começar a aquecer numa reta sem fim à vista. Mas até me ia a sentir bem.
Até que aos 16kms nem com meio gel (não havia água perto para empurrar o gel todo) consegui manter o ritmo do grupo e deixei-os ir.

Ainda consegui passar mais algumas mulheres (cá para mim eram todas das estafetas) mas bastou baixar um bocadinho o ritmo para ser passada por outras tantas... Uma delas F50 (damm!)


Nos últimos kms, pelo menos não faltou a água. Lá meti a outra metade do gel já a sonhar com os abastecimentos recheados dos trails e a chegada à meta abaixo da 1:50h.

E com um boost extra de energia pela companhia do A. nos últimos metros, missão cumprida! 1:48h! Iupiii!!


Primeira meia maratona feita com direito a estreia também em virilhas assadas, tão bom! Grrrr

Resta comentar os banhos, ou melhor, a lavagem de paredes do balneário da escola secundária...
Já apanhei balneários repletos, água gelada, pouca água, mas água em fio a escorrer pela parede foi a primeira vez.
Valeu não haver lama para tirar e uma garrafita de água emprestada que sempre dava para encher e dar a sensação de limpeza...

Há que poupar água que é bem escasso.

Meias maratonas, a repetir?
Esta, duvido. Outra, logo se vê!

2 comentários:

Filipe Torres disse...

Epah.. água a escorrer pela parede? Pensava eu que um pavilhão inteiro a cheirar a merdum era mau..

Dani disse...

Naa, continuas a ganhar. Eu no teu lugar teria mesmo acrescentado vómito ao cheiro do pavilhão... :S