sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bebés fofos e mamas/mamas e bebés fofos

Menos um estágio por fazer e mais um para o meu currículo.


Desta vez no puerpério, durante as últimas 4 semanas.
Um mês de mamas, bebés, banhos, mamilos, fraldas, copos e tetinas, lóquios e alturas do fundo do útero, conchas e lanolina, de mães, pais, avós, manos e recém-nascidos.

Numa palavra: gostei. Mas não é fácil.
Somos Hospital Amigo dos Bebés e o esforço da equipa de enfermagem na promoção do aleitamento materno exclusivo, no serviço de puerpério, é enorme (estão de parabéns!).

E lá fui eu, sem experiência prática nenhuma (ou muito remota, o estágio da licenciatura já foi há uns anos) de amamentação, ajudar as mamãs a dar de mamar.
Para quem me lê e já foi mãe sabe do que falo, é muito lindo quando tudo corre às mil maravilhas, o bebé pega logo e bem, faz as horinhas quase certas e perde pouco peso, mas a sorte não calha a todos...

Quando surgem dificuldades é super importante o apoio de todos os que rodeiam a mamã. Nada de tias e sogras a dizer que "o teu leite é fraco" ou "que o bebé não sabe mamar, deixa-me ajudar-te a pô-lo na mama". Perdoem-me se têm uma boa intenção, mas uma boa ajuda é deixar os novos pais sossegados no seu cantinho a adaptarem-se ao bebé...

Este estágio foi muito mais que amamentação, mas sobretudo acerca de tudo aquilo que lhe diz respeito.
Ouvi de um avô: "mas o que é a enfermeira sabe sobre isto? nunca foi mãe" :S
Mas também ouvi de umas visitas: "quem sabe, sabe" quando conseguir pôr um bebé a mamar; e de uns pais: "ricas mãozinhas", depois de acalmar um bebé com cólicas. ;)

Os bebés? São uns fofos, mesmo os mais chatinhos. ;)

E venha o próximo!

1 comentário:

Anónimo disse...

ai, a ajuda que as tuas colegas me deram naqueles primeiros dias... foi preciosa! depois a rapariga aprendeu a mamar e nunca mais quis outra coisa!