sexta-feira, 25 de abril de 2014

Antes de Abril

Lembro-me de assistir a uma palestra, na licenciatura, sobre os direitos da mulher.
Fiquei, na altura, a saber algumas coisas sobre o que era ser enfermeira antes do 25 de Abril, pelas histórias da Sra. Enf.ª Nídia Salgueiro (faz hoje 80 anos!), que sentiu na pele a opressão do regime fascista .

Encontrei há pouco este artigo que explica de forma simples como era ser mulher antes do 25 de Abril de '74...

No tempo de Salazar,
A mulher era uma sombra do que é hoje.

Eu não seria enfermeira. Se fosse, não me podia casar. Teria que viver no hospital e dedicar-me exclusivamente à profissão.
A mortalidade materno-infantil do nosso país não era tão orgulhosamente baixa como a dos nossos dias. Os partos eram, quase na maioria, feitos em casa, em condições precárias e com assistência de curiosos. Os abortos eram clandestinos e levavam, tantas vezes, à morte.

Imagem daqui

Por vezes, desvalorizamos este bem adquirido que temos, para alguns, desde o nascimento - a liberdade - conquistada, aqui em Portugal, de forma tão inédita!
Para não esquecer, basta olhar um pouco, para há 40 anos atrás...


25 de Abril sempre!!!

Sem comentários: