quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A minha receita de pão (mais ou menos) caseiro

(Talvez seja melhor voltar a direcionar-me para a publicação das minhas aventuras culinárias e fazer de conta que isto é um blog de assuntos de cozinha...)

(Pelo menos, eu) gostei tanto do aspeto do post da Tarte de Maçã que resolvi repetir o esquema e deixar-vos, finalmente, a minha receita, passo a passo, de pão.
Agora que ando uma padeira de categoria, e todas as semanas faço um pãozinho, está mais que na altura de partilhar a minha receita.
Aqui vai:

Receita de pão mais-ou-menos caseiro

Ingredientes (para um pão com +-15 fatias):

600 gr farinha de pão de sementes (daquelas já pré-misturadas que há nos supermercados)
100 gr de farinha de trigo integral
50 gr de aveia (ando viciada!)
1 colher sobremesa de fermento (é pouco, porque a farinha de sementes já tem fermento; tenho usado do normal, porque tenho duas embalagens para gastar e tenho obtido bons resultados)
75 gr de manteiga (a receita em que me baseei, inicialmente, levava 3 colheres de sopa de óleo, mas não sou grande fã de óleo, por isso, resolvi experimentar a manteiga e ficou fofinho e bom na mesma)
300 ml de água morna
farinha de trigo integral q.b.
farinha de trigo q.b.


Preparação:

1. Derrete-se a manteiga


2. Numa taça, junta-se a farinha para pão com sementes, a farinha integral, os flocos de aveia e o fermento (na foto, a caneca já continha, por baixo da aveia, a farinha integral)


3. Faz-se um buraco com o dedo no meio da farinha e coloca-se a manteiga derretida. Depois de misturar grosseiramente, junta-se a água morna à massa


4. Amassa-se o preparado, misturando bem e polvilhando com farinha integral até que a massa se consiga separar bem das mãos e da taça


5. Molda-se a forma de a massa sobre a forma de uma bola e deixa-se repousar por 1 a 2 horas, para os fermentos poderem atuar, colocando um pano por cima


6. Molda-se novamente a massa, colocando-a sob (e sobre) a forma pretendida, polvilhando com farinha de trigo a forma e a massa. Deixa-se repousar, junto a uma fonte de calor, por mais 1 hora, coberta com um pano. Como não tenho lareira, deixo a forma junto do radiador.


7. Aquece-se previamente o forno a 170º.C e leva-se o pão ao forno por cerca de 25/30 min. 


8. Retira-se da forma e está pronto a servir!




Aqui, a primeira fatia foi comida num instantinho.
Ainda quente, a fumegar, com uma quantidade exagerada de manteiga ;)
Nhami!!



Sem comentários: