domingo, 25 de janeiro de 2015

Tarte de maçã, aveia e canela

No início do ano, a caminho do Gerês, almoçamos num restaurante onde provei uma tarte de maçã tão deliciosa que decidi tentar reproduzir a receita.
Ontem fiz a minha segunda tentativa. Embora ainda precise de alguns ajustes, penso que já ficou suficientemente boa para a partilhar convosco.


Tarte de maçã, aveia e canela

Ingredientes:

1 base de massa folhada redonda (desculpem a falta de imaginação, mas nesta parte preferi não arriscar)
6 a 7 maçãs (usei 6 da categoria Starking)
4 pacotes (20/25 gr.) de açúcar
2 paus de canela
Água q.b.

250 gr. de flocos de aveia
60 gr. de açúcar mascavado
4 colheres de sobremesa de canela em pó
200 ml de leite

2 pacotes (10/15gr.) e canela q.b.

Preparação:

1. Cortar as maçãs em pedaços, adicionar água, açúcar, os paus de canela e levar ao lume;
2. Após a água ferver, cozer as maçãs por cerca de 15 min.; 

3. Numa taça, misturar os flocos de aveia, o açúcar mascavado, a canela e o leite, de modo a ficar uma mistura mais uniforme

(Fica mais ou menos com este aspecto. Na minha receita adicionei menos quantidade de leite, mas a camada superior ficará melhor um pouco mais húmida)

4. Colocar a massa na forma (deve ser retirada do frigorífico 10 minutos antes). Escorrer as maçãs, dispô-las na forma e polvilhar com um pouco de açúcar e canela

5. Espalhar a mistura com os flocos de aveia por cima das maçãs (se gostarem, para enfeitar, podem usar os paus de canela). Levar ao forno a 200º. C por 25 min.

6. Servir quentinho (um minuto no microondas deve ser suficiente), embora também se coma bem frio ;)

Nota: Como escrevi acima, a camada superior deve ficar melhor mais húmida, por isso, acrescentei na lista de ingredientes, uma dose maior de leite, que eu penso ser mais adequada. Em alternativa, esta camada pode ser aplicada apenas uns minutos antes de desligar o forno.
Também aumentei a quantidade de flocos de aveia para que estes possam ser espalhados na camada mais à vontade (na terceira tentativa, são estas as doses que eu vou usar).
Uma das críticas que recebi - e apesar de eu gostar tal como está, sentindo-se a forma da maçã - foi que as maçãs podiam ter sido esmagadas e, eventualmente, poderia tirar-lhes a casca. Deixo ao vosso critério aceitarem ou não esta sugestão.

Bom apetite! ;)

Caso repliquem a receita, deixem-me aqui as vossas opiniões ou outras sugestões para a melhorar.

Sem comentários: